Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) – Quando indicar cirurgia?
- Dr. Antonio Barbosa de Oliveira Filho
- 5 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é uma evolução natural do envelhecimento do homem, podendo manifestar sintomas clínicos relacionados com o esvaziamento vesical. Os sintomas clínicos podem ser discretos em muitos casos, e podem ser mais acentuados e evidentes em outros grupos de pacientes, principalmente aqueles com antecedentes familiares e da raça negra.
O PSA, primeiro exame realizado para se ter idéias de como está a próstata, é um marcador da próstata normal e/ou doente (crescida, inflamada e com câncer), mas não específico do câncer da próstata como muitos pensam. Por isso, é importante saber que os níveis de PSA no sangue podem ser elevados e não haver câncer, isto porque a próstata cresce e produz mais PSA, como também, situação na qual o PSA esta discretamente elevado (entre 2,0 e 3,5) e existir um câncer inicial na próstata.
A questão em foco, sobre quando indicar uma cirurgia, para a doença benigna da próstata (HBP) é pouco discutida com os pacientes, devido à existência de muitas opções terapêuticas clinicas (medicamentos), que tratam mas que não curam definitivamente a hiperplasia da próstata, isto é, apenas aliviam os sintomas em geral, mas não mudam o curso natural do crescimento da próstata.
Por essa razão, colocamos em pauta a questão da indicação de cirurgia, que deve ser precisa quanto à técnica cirúrgica mais adequada, bem como o momento oportuno e ideal. O urologista deve sempre estar atendo quanto à evolução da HBP para não indicar uma cirurgia muito tardiamente, quando o paciente já estiver com mais idade e ter adquirido doenças que não tinha anteriormente, como infarto, angina, insuficiência hepática, distúrbios do metabolismo (diabetes, transtornos da tireóide, etc.), proporcionando nessa ocasião risco maior de vida ao indicar qualquer tipo de cirurgia eletiva.
Comments