top of page
Buscar

CÂNCER DE BEXIGA: Fatores de risco e de proteção


ree

O fator de risco conhecido mais importante para o câncer de bexiga é o tabagismo.


Além disso, a urina tem um importante papel na carcinogênese da bexiga, agindo como um mecanismo de transporte para os carcinógenos (substâncias que provocam câncer), contendo substâncias que estimulam a proliferação celular e afetam indiretamente as substâncias químicas, alterando as concentrações dos componentes urinários normais, como os eletrólitos, água e proteínas.


Fatores ligados à dieta, tais como consumo e composição também modificam amplamente tais componentes normais da urina. Atualmente, há uma visão mais ampla da associação entre câncer de bexiga e dieta (*).


Muitas pessoas ignoram o potencial risco de ter câncer de bexiga, pelo fato de não tragarem (inalar a fumaça) enquanto fumam. Porém, há evidências de que a inalação da fumaça do tabaco de quem fuma, ou próximo de quem fuma, aumenta moderadamente o risco de ter câncer de bexiga em comparação com pessoas que não inalam a fumaça.


Fatores de risco

Fatores de proteção

Café e chá

Frutas e legumes em geral

Carne bovina (N-Nitrosaminas)

Peixes e ácidos graxos de origem marinha

Alimentos à base de soja

Macro e micronutrientes (suplementos dietéticos)

Abuso de analgésicos

Carotenóides (encontradas nas frutas e legumes vermelhas)

Irradiação (radioterapia pélvica)

 

Cistite crônica e outras infecções

 

Ciclofosfamida

 

(*) Radosavljevic V, Jankovic S, Marinkovic J, Dokic M. Non-occupational risk factors for bladder cancer – a case-control study. Tumori. 2004;90(2):175-80.

Comentários


bottom of page